Qual a diferença entre um Blog e um Site?
Qual a diferença entre um blog e um site?
Uma dúvida muito comum para maioria das pessoas é "Qual a diferença entre um blog e um site?"
Tecnicamente, os dois são similares, pois são compostos de páginas HTML e são acessados através de um endereço de internet.
O que diferencia um blog de um site é a maneira pela qual o conteúdo é gerenciado e a interação com o público alvo. Para facilitar o entendimento, vamos fazer algumas analogias:
O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.
O blog é como um amigo que entende muito sobre um assunto e gosta de compartilhar dicas com seus amigos, portanto é mais informal do que um site e quem gerencia um blog em geral possuem autonomia total para publicar suas opiniões.
Neste artigo vamos comparar algumas diferenças fundamentais entre blogs e sites para entender como utilizá-los da forma adequada para sua empresa.
Diferenças entre Blog e Site
A tabela abaixo ilustra as principais diferenças entre blogs e sites. Lembro que, atualmente, muitos sites são atualizados com frequência.
Tecnicamente, os dois são similares, pois são compostos de páginas HTML e são acessados através de um endereço de internet.
O que diferencia um blog de um site é a maneira pela qual o conteúdo é gerenciado e a interação com o público alvo. Para facilitar o entendimento, vamos fazer algumas analogias:
O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.
O blog é como um amigo que entende muito sobre um assunto e gosta de compartilhar dicas com seus amigos, portanto é mais informal do que um site e quem gerencia um blog em geral possuem autonomia total para publicar suas opiniões.
Neste artigo vamos comparar algumas diferenças fundamentais entre blogs e sites para entender como utilizá-los da forma adequada para sua empresa.
Diferenças entre Blog e Site
A tabela abaixo ilustra as principais diferenças entre blogs e sites. Lembro que, atualmente, muitos sites são atualizados com frequência.
BLOG | SITE | |
Objetivo | Informar e interagir com clientes e pessoas interessadas no tema do blog. | Informar produtos/serviços da empresa e potencializar negócios. |
Estrutura | Navegação muito simples com posts ordenados por data e classificados por categorias. | Navegação mais rígida e formal. Possui uma Home Page para destacar as principais áreas do site. |
Conteúdo | Mais informal e focado em um tema específico. Atualizado com grande frequência. | Mais formal e com fluxo de aprovação mais rígido. Atualizado com pouca frequência. |
Quem gerencia | Em geral, uma ou mais pessoas especializadas no tema com total autonomia publicação. | Área de marketing. Muitos são estáticos e dependem de produtoras web para ter seu conteúdo alterado. |
Interação com o público | Os comentários são a grande característica dos blogs. Os visitantes podem comentar os posts e dar opiniões, seja contra ou a favor do coteúdo. | A interação com o site em geral são através de formulários de contato, e-mails, e quando muito com atendimento via chat. |
Divulgação | O blog tem visitas com origem no site principal, mas muitas delas são de visitantes frequentes e, muitas vezes, do Google. O Google gosta de conteúdo frequente, portanto os blogs são muito encontrados nas buscas. Muitos blogs são promovidos de forma "viral". | Divulgação oficial da empresa. O site também é encontrado no Google, mas em geral tem menos apelo "viral". |
Facilidade para desenvolvimento | É possível criar um blog em minutos usando plataformas gratuitas de blogs como http://wordpress.com ou http://www.blogspot.com. O WordPress também pode ser instalado FACILMENTE no seu domínio (http://br.wordpress.org/). | Mais complicado, pois envolve a participação de muitas pessoas. Em geral, é desenvolvido por agências digitais. |
Fonte: Forma Criativa
Nenhum comentário
Postar um comentário