NOVAS ACTUALIZAÇÕES

Qual a diferença entre um Blog e um Site?


Qual a diferença entre um blog e um site?
 
Uma dúvida muito comum para maioria das pessoas é "Qual a diferença entre um blog e um site?"
Tecnicamente, os dois são similares, pois são compostos de páginas HTML e são acessados através de um endereço de internet.

O que diferencia um blog de um site é a maneira pela qual o conteúdo é gerenciado e a interação com o público alvo. Para facilitar o entendimento, vamos fazer algumas analogias:

O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.

O blog é como um amigo que entende muito sobre um assunto e gosta de compartilhar dicas com seus amigos, portanto é mais informal do que um site e quem gerencia um blog em geral possuem autonomia total para publicar suas opiniões.

Neste artigo vamos comparar algumas diferenças fundamentais entre blogs e sites para entender como utilizá-los da forma adequada para sua empresa.

Diferenças entre Blog e Site

A tabela abaixo ilustra as principais diferenças entre blogs e sites. Lembro que, atualmente, muitos sites são atualizados com frequência.




BLOG SITE
Objetivo Informar e interagir com clientes e pessoas interessadas no tema do blog. Informar produtos/serviços da empresa e potencializar negócios.
Estrutura Navegação muito simples com posts ordenados por data e classificados por categorias. Navegação mais rígida e formal. Possui uma Home Page para destacar as principais áreas do site.
Conteúdo Mais informal e focado em um tema específico. Atualizado com grande frequência. Mais formal e com fluxo de aprovação mais rígido. Atualizado com pouca frequência.
Quem gerencia Em geral, uma ou mais pessoas especializadas no tema com total autonomia publicação. Área de marketing. Muitos são estáticos e dependem de produtoras web para ter seu conteúdo alterado.
Interação com o público Os comentários são a grande característica dos blogs. Os visitantes podem comentar os posts e dar opiniões, seja contra ou a favor do coteúdo. A interação com o site em geral são através de formulários de contato, e-mails, e quando muito com atendimento via chat.
Divulgação O blog tem visitas com origem no site principal, mas muitas delas são de visitantes frequentes e, muitas vezes, do Google. O Google gosta de conteúdo frequente, portanto os blogs são muito encontrados nas buscas. Muitos blogs são promovidos de forma "viral". Divulgação oficial da empresa. O site também é encontrado no Google, mas em geral tem menos apelo "viral".
Facilidade para desenvolvimento É possível criar um blog em minutos usando plataformas gratuitas de blogs como http://wordpress.com ou http://www.blogspot.com. O WordPress também pode ser instalado FACILMENTE no seu domínio (http://br.wordpress.org/). Mais complicado, pois envolve a participação de muitas pessoas. Em geral, é desenvolvido por agências digitais.

Fonte: Forma Criativa

Nenhum comentário