A importância do Youtube no Marketing Digital
Você já reparou como os vídeos se transformaram em uma mídia dominante nos dias de hoje. Se há anos o vídeo na web era a última opção por ser algo de qualidade precária, hoje em dia a situação é diferente.
A tecnologia streaming e as melhorias na conexão possibilitaram que o formato vídeo adquirisse melhor qualidade de transmissão. Isso facilitou para o audiovisual se tornar o formato que reina absoluto quando o assunto é conteúdo na web.
Veja o caso do Youtube, que hoje em dia conta com milhares de acessos diários. A diversidade de conteúdo nesse espaço é tanta que lá você encontra desde trailers de filmes até dicas de como trocar a resistência do chuveiro.
Tanta influência e acessos tornaram o Youtube um local apto para divulgação de marcas, publicidade online e geração de leads. Por essa razão, não é de se estranhar a enorme importância que ele tem para o Marketing Digital.
No caso de um e-commerce, por exemplo, os vídeos são excelentes meios de divulgação de conteúdo. Por isso, se você gerencia uma loja virtual vale a pena investir em vídeos e, é claro, não esquecer de uma boa hospedagem de site.
Nesse caso, uma alternativa interessante de web hosting é a hospedagem VPS. Se você ainda não conhece esse tipo de hospedagem de sites, saiba que ela possui servidores virtuais e com isso oferece mais desempenho aos projetos web.
Além disso, a hospedagem VPS oferece maior escalabilidade. Isso quer dizer que você pode aumentar ou diminuir os recursos quando achar mais necessário.
Como seu e-commerce terá muitos acessos, em parte graças aos vídeos, esse tipo de hospedagem vai garantir um bom tráfego e velocidade de carregamento.
Conteúdo em imagem e som
O conteúdo de qualidade sempre foi o ingrediente principal para qualquer ação no formato web. Os textos em blogs, dotados das suas respectivas chaves, são um exemplo disso.
No caso dos vídeos no Youtube, a situação não é diferente. Por isso, é importante ter um planejamento bem definido na hora de utilizar essa ferramenta.
Lembre-se que hoje em dia o Youtube tem uma cara de rede social, em que o público influencia e reage a esse conteúdo.
Sendo assim, é importante descobrir antes para qual etapa do funil de vendas do seu Marketing Digital os vídeos serão úteis. Há diferentes tipos de conteúdo possíveis para a plataforma. Vamos ver alguns?
Tutoriais
Ensinar como fazer, construir ou instalar é um dos grandes atrativos do Youtube. Esse tipo de conteúdo possui bastante procura. E por essa razão ele pode ser de grande auxílio para mostrar as funcionalidades e características de um determinado produto.
Vídeos Ad’s
São os anúncios de curta duração que surgem antes de um vídeo iniciar. Você pode utilizar esse formato para, por exemplo, conduzir o usuário ao seu site ou blog.
Por geralmente contarem com poucos segundos, é importante conferir para eles um visual atrativo e conteúdo interessante.
Vídeo Institucional
É um formato não voltado para divulgar os produtos, serviços ou promoções realizadas pelo seu negócio, mas sim, para mostrar as características da sua empresa, explicando os seus objetivos e o seu posicionamento.
Esse formato é uma boa alternativa para reforçar o engajamento da sua marca com o seu público.
Integração com outras ferramentas
Os vídeos podem ser atraentes e passar com eficiência uma mensagem, mas em uma época como a atual, em que o Marketing Digital possui um caráter “multichannel”, é importante saber como integrar o Youtube com outros canais.
E-mail Marketing
Sim, quando o assunto é Marketing Digital os e-mails estão mais vivos do que nunca. Afinal, eles são úteis para segmentar o público, pois representam uma mensagem personalizada e são eficientes para quem quer nutrir leads.
Os vídeos podem ser inseridos no corpo do e-mail. Com eles você pode divulgar uma promoção, um evento ou mostrar o lançamento do seu produto.
Outra questão importante é que para utilizar o e-mail marketing você precisa utilizar ferramentas adequadas para o disparo das mensagens. A plataforma E-goi é uma das mais completas e eficientes.
Blog
Engana-se quem pensa que os blogs perderam relevância diante da popularidade dos vídeos. Pelo contrário, os blogs são peças importantes para a geração de conteúdo e assegurar a presença online.
Nesse caso, é possível criar um link do seu canal no Youtube no seu blog. A integração entre essas duas ferramentas serve como um complemento interessante dos conteúdos.
Ao integrar blog e vídeo, é mais interessante criar link para os vídeos nas próprias postagens, pois inserir arquivo audiovisual nelas torna o blog mais pesado e isso dificulta o carregamento das páginas.
Outra dica relevante é também contar com uma boa plataforma de criação de blog ou sites. Nesse caso a mais recomendada é a WordPress.
Otimização dos vídeos
As técnicas de SEO também valem para os vídeos. E quando se trata de Marketing Digital, essas ações facilitam para que o conteúdo seja bem posicionado nas páginas de resultado do Google.
Nesse caso, é importante levar em consideração o modo como você vai descrever os seus vídeos no Youtube. É importante nessa situação utilizar as palavras-chaves adequadas com o seu negócio.
Por isso, na descrição é interessante utilizar links que levem para o seu blog, site ou Landing Page. É válido também usar tags nas descrições, pois elas auxiliam o usuário a encontrar os seus vídeos quando efetuarem alguma busca.
Conclusão
O Youtube pode beneficiar vários tipos de negócios, desde uma loja virtual a um blog pessoal. Atualmente ele é um dos sites mais acessados e boa parte do conteúdo web está presente nele.
Por essa razão, quando você pensar em Marketing Digital, é bom olhar com carinho para a produção audiovisual, pois a produção de conteúdo em vídeos já é a estratégia da vez.
Por Celsio Jones Alegria
Fonte: Adam Silva
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